Home
Curiosidades de Lá e de Cá
falefrances_curiosidade1_b

Curiosidades de Lá e de Cá

Influencia Francesa no Lúdico Brasileiro

A cultura francesa sempre esteve presente na história do Brasil, principalmente após a chegada da Missão Francesa em 1816. Mesmo não tendo sido a principal colonizadora do nosso país e não tendo exercido grande influência política ou economia sobre o Brasil, a França contribuiu para a renovação das artes e para as mudanças dos nossos hábitos culturais e sociais, ajudando na construção da identidade brasileira. A França não dominou a economia do Brasil como a Inglaterra ou Portugal, mas foi responsável pela primeira colonização cultural do país, influenciando o comportamento das elites, determinando modelos de vida social e referências intelectuais, desde a filosofia até a moda, da gastronomia à literatura.
(Fonte: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.087/222 )

E como não podia deixar de ser, alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais infantis também têm sua origem na cultura francesa, além de outras culturas, evidentemente.

Deixamos aqui alguns exemplos de brincadeiras e manifestação popular originárias, entre outras, da cultura francesa:

AMARELINHA ou JEU DE LA MARELLE
De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. O nome da brincadeira na verdade não tem nada a ver com a cor. A palavra veio do francês, “marelle”, que aos ouvidos portugueses soava como diminutivo de amarelo, amarelinha. A palavra original se referia a um pedaço de madeira, ficha de jogo ou pedrinha. Esses objetos eram usados no jogo para marcar o progresso do jogador.
falefrances_amarelinha

ADOLETA (brincadeira)
A origem da brincadeira tem influência da imigração francesa no Brasil, oriunda de músicas infantis francesas. Como a maioria tinha dificuldades em pronunciar as palavras originais ou a sua tradução, a melodia foi se transformando (abrasileiramento) tornando o que nós conhecemos hoje.
Existem várias hipóteses para a origem da palavra ADOLETA ,mas a mais possível é que ela venha da palavra francêsa “Andouillette”, que significa chouriço, tipo de “linguiça”, e que era o o refrão de uma canção infantil muito conhecida.
falefrances_adoleta

FESTA JUNINA
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres que eram dançadas na corte (= residência do rei) francesa. No Brasil esta dança influenciou muito as típicas quadrilhas, tanto na maneira de dançar quanto no nome dos passos , pronunciados “à la brasileira”.

Exemplos de passos:

  • “anarriê (en arrière)
  • « tu » ( faire le tour)
  • alavantu ( en avant, tous)
  • balancê ( se balancer)
  • changê de damas (changer de dames)


Compartilhe

Deixe um comentário